Os eventos online apresentam muitos desafios para os planejadores, mas alguns são mais significativos que outros. Uma pesquisa publicada no The Virtual Event Tech Guide constatou que 21% dos profissionais de eventos consideram a falta de conhecimento em tecnologia o seu maior desafio ao migrar para o virtual, enquanto 31% – mais do que em qualquer outro desafio – citam o engajamento.
O fato é que os eventos virtuais ainda não amadureceram em todo o seu potencial. Victoria Copans, de Vermont, EUA, que escreve para no site EventMB, concorda que manter os participantes engajados é o maior desafio. A pesquisa da EventMB traz um número ainda maior, 40% dos planejadores apontam o engajamento como o maior obstáculo. É preciso entender o quanto eficiente é a mensagem. Entender a pluralidade das multitelas que dividem a atenção das famílias modernas, tanto em casa quanto no trabalho.
Estamos falando do tempo das pessoas, do grau de envolvimento e do quanto sensíveis estão para apreciar sem dispersão ou interrupções. O meio é a mensagem, a ideia defendida por Marshall McLuhan ainda no século passado, nunca fez tanto sentido e esteve tão atual em tempos de redes sociais. O conteúdo, independentemente de sua qualidade, tem que ser reprocessado de forma atrativa, ágil e dinâmica para os novos meios que a pandemia potencializou. Quem promove e assiste precisa ter uma experiência positiva e cativante. Chamamos isso de encantamento de mão dupla.
Descobrir como envolver um público remoto é incrivelmente desafiador e requer um conjunto diferente de conhecimentos e habilidades, que os produtores e planejadores, acostumados a eventos ao vivo, estão experimentando e entregando com maestria. Os formatos são oportunidades para a indústria promotora. Entre eles está o híbrido, que projeta o espaço virtual a partir de um estúdio físico. Faz a conexão do presencial e virtual de forma atrativa, interativa e participativa. O uso de elementos de design ajuda a diferenciar e dar uma aparência única ao evento. A partir daí o espectador escolhe assistir ao vivo ou quando desejar, no seu tempo e espaço. Isso permite uma visualização e uma satisfação máxima de todos.
Essa mistura entre o presencial e o online é irreversível e aprender a navegar nas plataformas personalizadas de tecnologias é o que vai diferenciar os eventos em 2020 e além. A vida no mundo pós-pandemia é um caminho sensível de novas experiências pessoais, com janelas de oportunidades para empresas e marcas buscarem inspiração nesse novo momento em que todos estamos vivendo e vivenciando.
Beatriz Moraes, sócia-diretora da Storia Eventos e Projetos
Clique do fotógrafo Franco Rodrigues
Comments